BLOG | AGENDA |  QUEM SOMOS |
Loading

Sois carta

12.11.14 |



Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.


As cartas são consideradas o meio de comunicação mais antigo do mundo. Apontada por alguns estudiosos como a mãe dos gêneros textuais, não se sabe ao certo quando surgiram, porém os reis do antigo Oriente Médio já escreviam cartas. Entre os livros que formam a Bíblia, estão publicadas 21 cartas, direcionadas a povos como os Romanos e aos habitantes da cidade de Corinto. 
(Fonte: CORREIO POPULAR DE CAMPINAS, 2008.)

Com a evolução tecnológica, as cartas caíram em desuso, sendo substituídas pelos telefones, posteriormente o correio eletrônico e as ‘Short Message Service’, popularmente conhecidas como sms. Apesar das inovações, tem quem prese por enviar e receber cartas, e de fato, há diferenças. Quem nunca, por mais informatizado que seja, sentiu-se ansioso pela resposta que demoraria alguns dias para chegar após o envio de um cartão postal?

Ainda outro elemento que a carta traz consigo é a capacidade de armazenamento. Uma vez em mãos, o proprietário procura um lugar que oferece todos os cuidados que um pedaço de papel necessita, ainda mais pelo fato de que as letras nele rabiscadas não podem ser perdidas, já que são importantes. Esse mesmo cuidado não é oferecido na Caixa de Entrada de nosso e-mail. Não há ali quem garanta a segurança caso seu computador seja infectado por um spyware.

O papel escrito tem um lugar exclusivo em nossas caixas de lembranças que, vez ou outra, retomamos só para matar a saudade do tempo bom que já se foi, mas ao lermos a mensagem podemos pensar: parece que foi ontem! O mesmo sentimento dos primeiros olhares sobre o papel pode ser vivido novamente se olhamos para ele outras cem vezes mais. Nesse sentido quero me referir ao texto bíblico acima colocado.

Acredito que todas as pessoas são cartas, algumas carregam consigo más notícias, outras porém, decidiram carregar o evangelho. Estas precisam ser claras, pois a forma como será conhecida vai depender da forma como se escreve. Na redação, assim como na vida cristã, é preciso começar bem, prosseguir bem e encerrar bem. Quantos já não se decepcionaram com o final de um livro?

Quero lembrar que a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. A carta que Paulo refere-se é a igreja de Corinto, e quando ele fala deste povo ele não restringe o testemunho desta igreja a um pequeno público, mas diz “conhecida e lida por todos os homens”. Qual o alcance você quer ter? Por quanto tempo? Os heróis da fé ditos em Hebreus 11 foram lidos por suas gerações e o continuam sendo até os dias de hoje.

Há alguns anos o ministério de jovens da Igreja Metodista Central de Cataguases realiza seu acampamento de jovens, o Tribo Jovem. Este ano o tema foi: “Feitores de História... Em um nível mais profundo”. Quero destacar que há pouco mais de 5 anos, este ministério era formado por 6 jovens apenas; para honra e glória do nome do Senhor, hoje somos mais de 100 jovens. Tudo porque os poucos jovens que iniciaram este ministério, sonharam e buscaram escrever uma nova história, quiseram ser carta de Deus para as nações. Você também pode ser herói da fé, tudo dependerá da mensagem que vais deixar.

por Matheus

Reflita nessa canção:


blog comments powered by Disqus

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página