BLOG | AGENDA |  QUEM SOMOS |
Loading

Ano novo, vinho novo, odres novos.

28.1.15 |


“Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois, o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo; Nem se põe VINHO NOVO em ODRES VELHOS, se o fizer, a vasilha arrebentará, o vinho se derramará e a vasilha se estragará; Ao contrário, põe-se VINHO NOVO em ODRES NOVOS e ambos se conservam”. Mateus 9:16,17

Pra nós hoje parece estranho, mas os odres eram extremamente comuns naquela época. Ele tinha a forma de uma gota e nada mais era do que uma vasilha feita em couro, os odres eram feitos de uma pele inteira de um bode.

Então o vinho produzido e colocado dentro do odre para que o processo de fermentação fosse continuado, porém ninguém colocava vinho novo em odres/peles velhas, porque essas já não eram mais flexíveis e não suportavam pressão, o colágeno que era responsável por dar a pela essa capacidade de ser esticada, já foi desgastado pelo álcool e essa pele não pode sofrer novas pressões ou ela se romperá e todo mundo sabia que não colocava vinho novo em odres velhos, porque perderia tanto o vinho como a vasilha de couro.

O odre velho a gente já conhece, ele está acomodado. O vinho velho não o incomoda mais, não fermenta mais, não exige mudanças e então está ótimo. Nós somos o odre, temos as situações sob controle, já nos adaptamos a nossa vida como ela está, e o vinho velho a gente também já conhece, é a nossa vida medíocre com as coisas do jeitinho que a gente gosta, bem confortável.

E aí eu te digo, é necessário deixar Deus mudar suas estruturas e inicialmente trará um desconforto! Deus quer te despertar para algo novo (que não é nenhuma novidade pra você), quer te tirar desse comodismo barato, Ele quer te fazer de novo e com renovo! Às vezes nos angustiamos, queremos algo novo pra nossas vidas, novos amigos, frequentar novos lugares, novas igrejas, queremos que Deus faça milagres novos.. mas ei! Só os odres novos podem receber o vinho novo, a boa notícia é que Deus também é especialista em fazer odres novos!

A dica que eu te dou é, aceite se render a transformação de Deus, ao novo de Deus, as novas maneiras de agir e se portar –por experiência própria – te digo que você vai sofrer muito menos e o processo vai ser muito mais rápido.

Tem uma música que eu gosto muito do Resgatando a Noiva que diz o seguinte “Deus tem derramado um vinho novo e Ele tem nos feito odres novos, pra nos encher com sua glória, para espalharmos sua glória.” De fato Deus tem muitas coisas pra nós, boas e novas, - e eu aaaamo coisas novas rs - mas é necessário abandonar as velhas estruturas. É necessário ser um odre novo para receber o vinho novo! Que tal aproveitar esse início de 2015, período de férias pra alguns e viver uma transformação?

blog comments powered by Disqus

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página